Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Pró-jovem promove seminário sobre meio ambiente

Evento reuniu cerca de 150 participantes. No final do encontro, todos os participantes receberam mudas de árvores, doadas pelo município de Cruzeiro do Sul e pela Certel.

, 20 de junho de 2011 às 17h38
O Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria Municipal da Saúde, através do serviço Pró-jovem Adolescente, realizou na terça-feira à tarde, no CTG Caminhos da Serra, um seminário intitulado SOS Meio Ambiente. Tendo como principal objetivo esclarecer e alertar os participantes quanto aos desafios de se manter a natureza de forma sustentável, bem como elencar ações em prol da preservação do meio ambiente, o evento incluiu uma palestra com o apoiador do Pró-jovem no município, frei Milton Backes. Este, auxiliado por slides ilustrativos, apresentou os contrapontos entre lugares que ainda possuem mata ciliar e lugares que não possuem mais. O palestrante também apresentou os conceitos de mata ciliar e corredor ecológico, comentando a importância destes no conjunto total da natureza. E atentou para que cada indivíduo, sozinho ou em grupo, faça a sua parte para manter e/ou restabelecer o equilíbrio ecológico. “O problema ecológico existente não é problema dos outros, mas de cada um de nós”, observou.

      Após a explanação, lançou-se um desafio aos participantes: cada grupo, ou cada município, criou propostas de ações para desenvolverem em seu município nos próximos meses: seleção e reciclagem de lixo; conscientização nas escolas; reaproveitamento do óleo de cozinha e instalação de cisternas; são algumas delas. Em novembro haverá outro encontro para reunir os participantes deste seminário, onde cada município apresentará os trabalhos realizados em suas comunidades. O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre integrantes e coordenadores do Pró-jovem de Marques de Souza e dos municípios de Progresso, Lajeado, Arroio do Meio e Paverama. Também participaram dois estudantes representantes dos grêmios estudantis da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e das escolas estaduais de Ensino Fundamental Henrique Geiss e de Ensino Médio Ana Néri. No final do encontro, todos os participantes receberam mudas de árvores, doadas pelo município de Cruzeiro do Sul e pela Certel.

Por Solano Linck