Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Prefeito e líderes buscam apoio do governador

Comitiva reforça a importância da vinda da fábrica da Neugebauer para Arroio do Meio e pede que o governo do estado negocie permanência no Rio Grande do Sul

, 27 de junho de 2011 às 13h33

Uma comitiva liderada pela Administração de Arroio do Meio, com apoio de entidades representativas entregou, no sábado pela manhã, um dossiê ao governador do Estado, Tarso Genro, que esteve na Suinofest, em Encantado. No documento a Administração e as entidades pediram que o governo gaúcho não medisse esforços para que a nova fábrica de chocolates do grupo Vonpar se estabeleça no Estado. Assim, aumentam significativamente as chances do investimento vir para o município, onde o grupo já possui instalações no setor de alimentos. Há poucos dias, em reunião almoço, o presidente do grupo Vonpar, Ricardo Vontobel, garantiu que, caso a fábrica seja confirmada para o RS, esta será em Arroio do Meio. Além do RS há outros estados pleiteando a instalação da nova planta da Neugebauer, que deve somar R$ 120 milhões em investimentos.

Conforme informou nesta semana a secretária de Indústria, Comércio e Turismo do município, Jaqueline Kuhn, ao dossiê foram anexadas 12 reportagens sobre a recente vinda de Vontobel à região, demonstrando a repercussão e a importância que teria esse novo empreendimento no Vale do Taquari. “Falamos do potencial do Vale, de como a região já está preparada para este segmento, com várias indústrias de alimentos. Sem falar da localização estratégica e de outros aspectos”, observa.

Os aspectos a que a secretária se refere incluem a Univates e o seu Centro Tecnológico de Alimentos, a forma de organização do Vale, com interlocução entre suas entidades representativas, bem como o ganho, em escala gerencial e administrativo, que o grupo terá por estar junto à outra unidade de expressão, a fábrica de candies. Também foi ressaltada a localização privilegiada do município distanciando-se cerca de 120 km de Porto Alegre e uma ampla infra-estrutura logística, com a duplicação da BR 386 e o porto de Estrela. Além disto, o setor de embalagens e o setor metal – mecânico está em franco desenvolvimento no Vale do Taquari.

Em seu discurso Tarso Genro teria afirmado que a equipe do governo tem carta branca para negociar com a Vonpar e que o Estado não vai medir esforços para que a nova planta industrial da Neugebauer se consolide em solo gaúcho. Segundo nota divulgada recentemente pela assessoria de imprensa da Vonpar, a empresa e o governo do Estado estão próximos de fechar um acordo que garante a instalação da Neugebauer no município.

Além do prefeito Sidnei Eckert e o vice Klaus Schnack e a secretária Jaqueline, integraram a comitiva o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (Cic-VT), Oreno Ardêmio Heineck, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam), Adailton Cé, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Fuhr, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Áurio Scherer e o secretário de Agricultura, Paulo Grassi. As entidades representadas por seus presidentes assinaram o dossiê em apoio ao pleito de Arroio do Meio. Também apoiaram o documento a Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Univates.

Por Jaqueline Manica