Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 14 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Lei proíbe trânsito de caminhões

A partir do próximo domingo entra em vigor a lei municipal que proíbe o tráfego de caminhões com mais de três eixos na estrada geral Travesseiro-Barra do Fão

, 27 de junho de 2011 às 12h38

A Comissão de Moradores que residem ao longo da estrada geral Travesseiro-Barra do Fão esteve reunida na semana passada com o prefeito Ricardo Rockenbach e com o presidente da Câmara de Vereadores Hari Hofstetter, para fazer uma avaliação do projeto que está em fase de implantação, proibindo o tráfego de caminhões com mais de três eixos nesta estrada a partir de domingo, 03 de julho.

Durante a reunião a Comissão de Moradores avaliou o movimento e ao mesmo tempo comentou sobre medidas que precisam ser colocadas em prática ainda no decorrer desta semana para iniciar a fiscalização de trânsito a partir do domingo.

Ficou acertado que será feita a colocação de placas e confecção de panfletos que serão distribuídos aos motoristas como forma de conscientização. A Comissão de Moradores, liderada por Omar Walter, marcou uma reunião para o dia 12 de julho, quando será feita uma avaliação da primeira semana de vigor da nova lei.

O movimento, visando reduzir o trânsito de caminhões e a quantidade de poeira que invade as residências, além de mais segurança na estrada para os moradores, iniciou no começo deste ano. Após uma série de debates, decidiu-se pela elaboração de um projeto de lei que foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Ricardo Rockenbach.

A partir daí, coube a prefeitura regularizar situações de trânsito para se adaptar as exigências das leis do Detran, além de providenciar a instalação de placas de sinalização proibindo a circulação de caminhões com mais de três eixos e placas que limitam a velocidade em pontos estratégicos deste trecho de estrada, que passa pelas comunidades de Picada Essig, Três Saltos Baixo, Linha São João e Barra do Fão, servindo como rota de desvio da praça de pedágio instalada na BR-386, em Marques de Souza.

Por Jaqueline Manica