Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Fábrica de chocolates pode vir para Arroio do Meio

Se a empresa decidir pela nova fábrica de chocolates no RS, esta será construída em Arroio do Meio, com a condição de até triplicar o espaço físico existente

, 17 de junho de 2011 às 18h58

O empresário Ricardo Vontobel palestrou no dia 9, em reunião-almoço no salão da Comunidade Evangélica de São Caetano. Vontobel possui um extenso currículo na área administrativa à frente das representações brasileiras da Coca-Cola, assim como do grupo Vonpar, com fábrica em Arroio do Meio. Atualmente é o presidente da Vonpar S.A. e presidente do Conselho de Administração da Vonpar Refrescos S.A. Em sua palestra assistida por mais de 200 pessoas, abordou “Empresa familiar e marketing”, falando sobre o início e o crescimento do grupo Vonpar, com seus erros e acertos, visão de futuro e a importância do marketing como ferramenta que vai muito além da publicidade, da embalagem e estratégias agressivas, para manter a credibilidade das marcas junto ao público consumidor. Para Vontobel, um dos palestrantes mais requisitados do Estado, somente valores arraigados e autênticos produzem resultados. 

Nascido em Santo Ângelo em 1959, Ricardo aprendeu cedo aos 12 anos, como ajudante de caminhão de rota, os ofícios do pai empresário na área de distribuição e depois fabricação. Lá soube observar as diferenças nas pessoas e cultivar a capacidade de entender a verdadeira razão da vida. Em 1963, conseguiu a franquia da Coca-Cola no RS. Desde então ela vem sendo suporte de conhecimento, now-how e de crescimento para o grupo Vonpar, com 4 mil funcionários.

Segundo Ricardo, os princípios de ética e moral vêm norteando todas as ações até os dias atuais. “Somos uma empresa simples e familiar que não cultiva a vaidade. Ela não é diferente de família e nem se distancia do contexto do dia-a-dia. Se não levar emoção, responsabilidade e o respeito com as coisas privadas, ela também não vai durar. Por isso o conceito do pai: vivemos para a empresa e não dela”.

Vontobel destacou também que o seu sucesso está baseado no prazer de fazer as coisas, na emoção e na forma alegre de executá-las. “Jamais se sentir satisfeito pelas conquistas e sempre querer mais e melhores resultados é o processo para não ficar parado, pois quem pára já está retrocedendo”, avalia.

Quanto à nova e moderna fábrica de chocolates disputada por todo o Brasil, Ricardo Vontobel garantiu que será implantada em Arroio do Meio se o RS for o escolhido pelo grupo Vonpar. Disse também que os melhores equipamentos mundiais em fabricação e embalagem de chocolates já foram adquiridos. “Vai ser a fábrica  de chocolates com a melhor qualidade do Brasil”, afirmou.

Já quanto às perspectivas econômicas do Brasil em 2020, apontou vários estudos feitos pela Coca-Cola. Ricardo disse que as conseqüências da abertura do mercado externo exigirão cada vez mais qualidade para competir e que o foco dos vencedores deverá observar as seguintes mudanças: o envelhecimento da população; o crescimento do poder de consumo com a inserção da classe C; renda per capita passando de 2 mil para 4 mil dólares; mais 15 milhões de pessoas morando sozinhas; maior preocupação com o meio ambiente; mais especialistas para as mais diferentes áreas; clientes mais concentrados e consumidores de múltiplos produtos industrializados; força de trabalho mais qualificada; maior foco na ética e a valorização dos talentos e até a forma de pagamento que será por telefone até 2020. Vontobel chamou atenção para a rápida evolução do mundo, com várias gerações de pessoas convivendo, até numa mesma família.

Por último, Ricardo afirmou que a partir de agora, a Vonpar e o Vale do Taquari passarão a conviver mais próximos e que a empresa não medirá esforços para trazer desenvolvimento. Afirmou que o crescimento harmônico, em comparação ao Estado, faz da região um bom lugar para investir. Atualmente, a empresa mantêm uma unidade de balas em Arroio do Meio (Vonpar – Divisão de Candies).

O evento foi organizado pela secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Arroio do Meio (Acisam).  TAS

Por Solano Linck