Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 02 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Características típicas da estação devem predominar

Técnica do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Juliana Tomasini, diz que nova estação é caracterizada pela entrada mais frequente de massas de ar frio no Estado

, 27 de junho de 2011 às 13h47

O inverno, que iniciou na última terça-feira às 14h16min, tende a ser típico. As chuvas tendem a ficar dentro ou até mesmo um pouco abaixo da normalidade e as temperaturas apresentarão comportamento típico da estação. Esta é a tendência apontada pela auxiliar técnica do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Juliana Tomasini. Ela diz que o período – três meses – é longo para se fazer uma previsão mais detalhada, ou seja, afirmando exatamente os volumes de chuva e valores de temperaturas que poderão ocorrer, por isso o CIH apresenta apenas uma tendência para a estação.

A nova estação é caracterizada pela entrada mais frequente de massas de ar frio no Estado, que dependendo da sua intensidade provocam a queda das temperaturas, podendo estas quedas algumas vezes serem bem acentuadas, trazendo frio intenso com temperaturas próximas de zero. “No entanto, isto não significa que teremos frio intenso em todos os dias, também é comum a ocorrência de períodos de temperaturas mais amenas na nova estação”, observa Juliana.

Por Jaqueline Manica